quinta-feira, 10 de maio de 2012

Transformações de Energia

A energia química contida em nutrientes como carboidratos (exemplos: glicose e sacarose) e lipídios (exemplos: óleos e gorduras) é obtida pelo nosso organismo por meio da respiração celular. Essa energia é então "cedida" para o trabalho das células.
Nesse caso, a energia química pode se transformar em outros tipos de energia, como demonstram os exemplos que veremos a seguir.
Transformação de energia química em energia mecânica: é o que acontece, por exemplo, em qualquer tipo de contração muscular, desde os batimentos do coração até um simples piscar de olhos.

 
















Transformação de energia química em energia elétrica: ocorre, por exemplo, em certos músculos de alguns animais, como o peixe-elétrico, ou poraquê (Eletrophorus electricus). Esse peixe é capaz de gerar descargas elétricas superiores a 220 voltz, empregando-as tanto na própria defesa quanto na paralisação de animais dos quais se alimenta.

Transformação de energia química em energia luminosa: ocorre em animais diversos, como certos peixes, crustáceos e esponjas, bem como em bacterias, algas e fungos. Nos peixes abissais, sas regiões profundas e escuras dos oceanos, admite-se que a capacidade de alguns deles em emitir luz favoreça o reconhecimento de indivíduos do sexo oposto, além de facilitar a captura de presas e a fuga diante do ataque de predadores.

Transformação de energia cinética ou de movimento em energia elétrica: é o que ocorre nas usinas hidrelétricas: a energia cinética (de movimento) da água em queda faz girar uma turbina que fica acoplada a um gerador. Então o gerador transforma a energia cinética em eletricidade.
 Fonte:PAULINO, W, BARROS, C Ciências: física e química 9° ano. São Paulo: 2011, Ática, 255p.

3 comentários: