quarta-feira, 17 de abril de 2013

Estrelas (Antônio)

Uma estrela é uma grande e luminosa esfera de plasma, mantida íntegra pela gravidade. Ao fim de sua vida, uma estrela pode conter também uma proporção de matéria degenerada. A estrela mais próxima da Terra é o Sol, que é a fonte da maior parte da energia do planeta. Outras estrelas são visíveis da Terra durante a noite, quando não são ofuscadas pela luz do Sol ou bloqueadas por fenômenos atmosféricos. Historicamente, as estrelas mais importantes da esfera celeste foram agrupadas em constelações e asterismos, e as estrelas mais brilhantes ganharam nomes próprios. Extensos catálogos de estrelas foram compostos pelos astrônomos, o que permite a existência de designações padronizadas.
Pelo menos durante uma parte da sua vida, uma estrela brilha devido à fusão nuclear do hidrogênio no seu núcleo, liberando energia que atravessa o interior da estrela e irradia para o espaço sideral. Quase todos os elementos que ocorrem na natureza mais pesados que o hélio foram criados por estrelas, seja pela nucleossíntese estelar durante as suas vidas ou pela nucleossíntese de supernova quando as estrelas explodem. Os astrônomos podem determinar a massa, idade, composição química e muitas outras propriedades de uma estrela observando o seu espectro, luminosidade e movimento no espaço. A massa total de uma estrela é o principal determinante da sua evolução e possível destino. Outras características de uma estrela são determinadas pela história da sua evolução, inclusive o diâmetro, rotação, movimento e temperatura. Um diagrama da temperatura de muitas estrelas contra suas luminosidades, conhecido como Diagrama de Hertzsprung-Russell (Diagrama H-R), permite determinar a idade e o estado evolucionário de uma estrela.

Combustivel (Eduardo D.)

Combustível é qualquer corpo cuja combinação química com outro seja exotérmica, em geral é qualquer substância que reage com o oxigênio produzindo calor, chamas e gases.

O combustível é, em geral, qualquer substância com o oxigênio produzindo calor ou chama.
Chamamos de combustão a reação química que os constituintes do combustível se combinam com o oxigênio do ar.
A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos obtidos do petróleo bruto, junto com vários processos como o “cracking”, destilação, entre outros.
A gasolina pode conter substâncias cuja fórmula química contém átomos de nitrogênio, enxofre, metais, oxigênio.
A gasolina é um líquido altamente inflamável e volátil, sendo assim, pegando fogo rapidamente.
O grande crescimento da produção de gasolina é produto do desenvolvimento da indústria de carro. Este crescente aumento é possível através do refino e também de processos de transformação de frações pesadas. Esses processos fazem aumentar o rendimento total do produto em relação ao petróleo no estado puro.
As empresas petrolíferas são as responsáveis pela fabricação das diversas frações de petróleo constituintes da gasolina e pela mistura dos aditivos, mas é válido ressaltar que este trabalho é feito através de formulações convenientemente definidas para atender aos requisitos de qualidade do produto.
Desmulsificante: esse aditivo promove a separação da água no sistema de distribuição e armazenagem do combustível, de forma a diminuir a corrosão daí resultante.
O álcool combustível (Etanol) é um biocombustível produzido, geralmente, a partir da cana-de-açúcar, mandioca, milho ou beterraba.
Ele é utilizado desde o início da indústria automotiva, servindo de combustível para motores a explosão do tipo ciclo Otto. Porém, com a utilização de combustíveis fósseis, no começo do século XX, mais barato e abundante, o etanol tornou-se uma opção praticamente ignorada.
Bibliografia

Isaac Newton (Daniela e Mileide)

Isaac Newton nasceu em Londres, em 4 de janeiro de 1643 e morreu no dia 31 de março 1727. Era cientista, químico, físico, mecânico e matemático, trabalhou junto com Leibniz na elaboração do cálculo infinitesimal. Descobriu várias leis da física, entre elas, a lei da gravidade.Sua mãe o abandonou, e isso fez com que ele se trornasse um menino be rebelde.Formou-se em 1665.
Foi um dos principais precursores do iluminismo, criou o binômio de Newton. Eles escreveu e publicou sobre muitas coisas, que contribuíram muito, entre elas: com a matemática e com a física. Escreveu também sobre química e alquimia.
Isaac sempre esteve envolvido com questões filosóficas, religiosas e teológicas e também com a alquimia e suas obras. Por causa da sua modéstia, não foi fácil convencê-lo a escrever o livro Principia, considerado uma das obras científicas mais importantes do mundo.
Newton tinha um temperamento tranqüilo e era uma pessoa bastante modesta. Ele se dedicava muito ao seu trabalho, deixava de se alimentar e de dormir por causa disso.Além de todas as descobertas que ele fez, acredita-se que ocorreram muitas outras que não foram anotadas.
Duas frases de Isaac Newton: - "O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano."
- "Eu consigo calcular o movimento dos corpos celestiais, mas não a loucura das pessoas."
Em 1984 no mês de setembro, com cerimônia de ação de graças foi colocada a pedra fundamental da Escola Isaac Newton de Artur Alvim. Em 1985 as obras do primeiro pavimento foram concluídas, sendo previsto dois pavimentos para comportar a demanda de aproximadamente 500 alunos.

Obras de Isaac Newton

Method of Fluxions, 1671
Philosophiae Naturalis Principia Mathhematica, 1687
Opticks, 1704
Arithmetica Universalis, 1707
The Chronology of Ancient Kingdoms Amended, 1728

Bibliografia

http://www.suapesquisa.com/biografias/isaacnewton/

Galáxias (Fabrício)


Galáxia é um grande conjunto de bilhões de estrelas todas interagindo gravitacionalmente e orbitando ao redor de um centro comum. Todas as estrelas visíveis a olho nu (numa faixa esbranquiçada do céu) na superfície terrestre pertencem à Via Láctea. O Sol é apenas uma estrela dessa galáxia. Além de estrelas e planetas, as galáxias contêm cúmulos ou aglomerados estelares, hidrogênio atômico, hidrogênio molecular, moléculas compostas de hidrogênio, nitrogênio, carbono e silício, entre outros elementos, além de raios cósmicos.


CLASSIFICAÇÃO DAS GALÁXIAS

As galáxias diferem bastante entre si, mas a grande maioria têm formas mais ou menos regulares quando observadas em projeção contra o céu, e se enquadram em duas classes gerais: espirais e elípticas. Algumas galáxias não têm forma definida, e são chamadas irregulares. Atualmente se sabe que as galáxias nascem nas regiões de maior condensação da matéria escura. A distribuição destas condensações é aleatória. Se há assimetria na distribuição das condensações em uma região do espaço, a força de maré produzida pela assimetria gera momentum angular na nuvem, e uma galáxia espiral se forma. Se a distribuição local é simétrica, não haverá momentum angular líquido, e uma galáxia elíptica se forma.
Um dos primeiros e mais simples esquemas de classificação de galáxias, que é usado até hoje, aparece no livro de 1936 de Edwin Hubble, The Realm of the Nebulae, baseado no esquema proposto por John Henry Reynolds (1874-1949) em 1920 (Photometric measures of the nuclei of some typical spiral nebulae, Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, 80, 746)O esquema de Hubble consiste de três sequências principais de classificação: elípticas, espirais e espirais barradas. Nesse esquema, as galáxias irregulares formam uma quarta classe de objetos.


Aglomerados de galáxias
Jan Hendrik Oort (1900-1992) demonstrou que as galáxias não estão distribuídas aleatoriamente no espaço, mas concentram-se em grupos, como o Grupo Local, que contém cerca de 50 galáxias, e grande cúmulos, como o grande cúmulo de Virgem, que contém 2500 galáxias. Oort demonstrou também que as 2500 galáxias do cúmulo de Virgem, movendo-se a 750 km/s, são insuficientes por um fator de 100 para manter o cúmulo gravitacionalmente estável, indicando novamente que a matéria escura deve ser dominante. Recentemente a detecção pela emissão de raio-X dos gás quente no meio entre as galáxias dos cúmulos indica que um terço da matéria originalmente chamada de escura é na verdade gás quente. Mas pelo menos dois terços da matéria escura não pode ser bariônica, ou a quantidade de hélio e deutério do Universo teria que ser diferente da observada, como explicitado no capítulo de Cosmologia.

terça-feira, 16 de abril de 2013

O QUE TORNA O CHICLETE ELÁSTICO ? (Júlia Had.)



Se você é fã das gomas de mascar, principalmente daquelas que ficam horas na boca sem perder propriedades como: maciez, textura característica, sabor prolongado, etc. Saiba agora quais os ingredientes conferem todas estas particularidades dos populares chicletes sem açúcar:

Maciez: já reparou que quando retiramos o chiclete da embalagem, o mesmo possui uma forma mais rígida que lhe confere o formato? Mas basta o colocarmos na boca e já percebemos a mudança na textura: o chiclete fica macio quando o mastigamos, sabe por quê?

A “glicerina” presente na composição faz com que o chiclete amoleça ao ser mascado, a temperatura do interior da boca ativa esta função.

Elasticidade: esta característica torna o chiclete único: poder mascar, fazer bolhas, brincar com o alimento, pode ser um passatempo relaxante. Surge a pergunta: qual componente é responsável por esta particularidade?

A chamada “Goma base” é o componente principal, é produzida a partir de derivados do petróleo, este talvez seja o maior atrativo do chiclete: a massa sintética que estica e puxa.

Sabor adocicado: o fato de não conterem açúcar não significa que não sejam doces, esta característica é proporcionada pelo “Manitol”, um adoçante natural encontrado também na beterraba.

Mas as vantagens não param por aí, alguns desses chicletes ainda retiram manchas dentárias. Isso é possível graças ao
Estearato de sódio, um esfoliante capaz de remover impurezas da superfície dos dentes, o que é claro, não dispensa a tradicional escovação.

Estearato de sódio: sal esfoliante também presente em sabonetes.

Aliás, a ausência de açúcar na composição ao lado da capacidade de retirar manchas, convenceu a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) a aprovar esta guloseima como não prejudicial aos dentes. Daí o porquê da popularidade, além de possuir delicioso sabor e não ser calórico, ainda promove sua saúde bucal.

Albert Einstein (Eduardo P.)



Nasceu em 14 de março de 1879 em Württemberg na Alemanha seus pais eram Hermann Einstein e Pauline Koch, que se casaram em 1876.
            Einstein foi o físico que propôs a teoria da relatividade e ganhou o premio Nobel de física em 1921. Quando era pequeno ele se mudou para vários lugares, teve dificuldade para aprender a falar e aprendeu a tocar violino.
            O pai de Einstein fundou, com seu irmão, uma empresa de material elétrico, mas teve problemas e se mudou para a Itália. Mas Einstein ficou na Alemanha para acabar o ano letivo e fez exames de admissão à Eidgenössische Technische Hochschule (ETH), mas foi reprovado então foi fazer a escola secundaria.
            Em seis de janeiro de 1903 se casou com Mileva Maric e teve três filhos:
- Lieserl: que morreu ao nascer.                                                       
- Hans Albert: tornou-se professor de hidráulica na Universidade da Califórnia 
- Eduard: formado em musica morreu em um hospital psiquiátrico.
            Em novembro de 1915, Einstein fez uma série de conferências e apresentou sua teoria da relatividade geral. No ano seguinte o cientista publicou "Fundamento Geral da Teoria da Relatividade".
            Em 1919 se separo de sua esposa e se casou com a prima Elsa. Naquele ano ficou famoso quando sua teoria foi comprovada.
Ao longo da vida, Einstein visitaria diversos países, incluindo o Brasil, em 1925. Entre 1925 e 1928, Einstein foi presidente da Universidade Hebraica de Jerusalém.
A 7 de outubro de 1933, Einstein partiu para os Estados Unidos, onde passou a integrar o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Princeton.
Em 1945 renunciou o cargo de diretor no Instituto de Estudos avançados, mas continuou a trabalhar lá.
 "Por Que a Guerra?""O Mundo como Eu o Vejo", "Meus Últimos Anos", foram algumas obras inspiradas por Albert.
Einstein morreu a 18 de abril de 1955, em Princeton, Nova Jersey, aos 76 anos. Seu corpo foi cremado.                                    

terça-feira, 9 de abril de 2013

Dmitri Mendeleev (Stéfani e Anderson)

Início da vida
Mendeleev nasceu na aldeia de Verkhnie Aremzyani, perto de Tobolsk na Sibéria, Ivan Pavlovich Mendeleev para Dmitrievna e Maria Mendeleeva (Kornilieva née). Seu avô era Pavel Maximovich Sokolov, um sacerdote da Igreja Ortodoxa Russa do Tver região. [ 2 ] Ivan, junto com seus irmãos e irmãs, obtido os nomes de família novos enquanto assistia ao seminário teológico. [ 3 ] Apesar de ter sido criado como um ortodoxo Christian , mais tarde ele rejeitou a religião e adotaram uma forma de deísmo .
Mendeleev é pensado para ser o mais novo dos irmãos, quer 11, 13, 14 ou 17; o número exato difere entre as fontes. Seu pai era um professor de artes plásticas, política e filosofia. Infelizmente para a família do bem-estar financeiro, seu pai ficou cego e perdeu sua posição de ensino. Sua mãe foi obrigada a trabalhar e ela reiniciado fábrica de sua família de vidro abandonada. Na idade de 13, após o falecimento de seu pai e da destruição da fábrica de sua mãe pelo fogo, Mendeleev participou do Ginásio em Tobolsk.
Em 1849, o agora pobre família Mendeleev mudou-se para São Petersburgo , onde ele entrou para o Instituto Pedagógico principal em 1850. Após a formatura, ele contraiu tuberculose , causando-lhe para ir para a península da Criméia , na costa norte do Mar Negro em 1855. Lá, ele se tornou um professor de ciências do ginásio Simferopol № 1 . Ele voltou com a saúde totalmente restaurada para São Petersburgo em 1857.
Em 1863, houve 56 elementos conhecidos com um novo elemento a ser descoberto, a uma taxa de cerca de um por ano.
Outros cientistas já haviam identificado periodicidade de elementos. John Newlands descreveu uma Lei das Oitavas , observando sua periodicidade de acordo com o peso atômico relativa em 1864, publicado em 1865. Sua proposta identificou o potencial de novos elementos, como o germânio . O conceito foi criticado e sua inovação não foi reconhecido pela Sociedade de Químicos até 1887. Outra pessoa à prosa uma tabela periódica foi Lothar Meyer , que publicou um artigo em 1864 descrevendo 28 elementos classificados pela sua valência, mas sem previsão de novos elementos.
Depois de se tornar um professor, Mendeleev escreveu o livro definitivo de sua época: Princípios de Química (dois volumes, 1868-1870).Como ele tentou classificar os elementos de acordo com suas químicas propriedades, ele também notou padrões que o levou a postular a sua tabela periódica . Mendeleev tinha conhecimento do trabalho anterior sobre tabelas periódicas em curso na década de 1860. Fez a tabela a seguir, e pela adição de elementos adicionais seguindo este padrão, desenvolveu a sua versão estendida da tabela periódica.
Cl 35,5 K 39 Ca 40
Br 80 RB 85 Sr 88
I 127 Cs 133 Ba 137
Em 6 de Março de 1869, Mendeleev fez uma apresentação formal à Sociedade Química Russa , intitulado A dependência entre as propriedades dos pesos atômicos dos elementos , que descreveram elementos de acordo com tanto peso atômico e de valência . Esta apresentação indicou que
1. Os elementos , se organizadas de acordo com o seu peso atômico, exibem uma periodicidade aparente de propriedades.
2. Elementos que são similares em relação à suas propriedades químicas têm pesos atómicos que possuem ou quase o mesmo valor (por exemplo, Pt, Ir, Os), ou que aumentam regularmente (por exemplo, K, Rb, Cs).
3. A disposição dos elementos em grupos de elementos, na ordem dos seus pesos atómicos corresponde às suas assim chamadas valências, assim como, até certo ponto, com as suas propriedades químicas distintivas, como é evidente, entre outras séries em que de Li, Be , B, C, N, O e F.
4. Os elementos que são os mais amplamente difundido têm pequenos pesos atômicos.
5. A magnitude do peso atómico determina o carácter do elemento, tal como a magnitude da molécula determina o carácter de um corpo composto.
6. Devemos esperar que a descoberta de muitos elementos ainda desconhecidos, por exemplo, dois elementos, em analogia com o alumínio e silício , cuja atómica pesos seria entre 65 e 75.
7. O peso atômico de um elemento às vezes pode ser alterado por um conhecimento dos seus elementos contíguos. Assim, o peso atómico do telúrio deve situar-se entre 123 e 126, e não pode ser 128. Aqui Mendeleev parece estar errado como a "massa atómica" de telúrio (127,6) permanece mais elevada do que a de iodo (126,9) como mostrado em modernas tabelas periódicas , mas isto é devido à forma como massas atómicas são calculadas, com base na média ponderada de todos os isótopos de um elemento comum, não apenas a um-para-um protão / neutrão-ratio versão do elemento ao qual se referia Mendeleev.
8. Certas propriedades características de elementos pode ser predita a partir de seus pesos atômicos.
Mendeleev publicou sua tabela periódica de todos os elementos conhecidos e previu vários novos elementos para completar a mesa. Apenas alguns meses depois, Meyer publicou uma tabela praticamente idênticos. Alguns consideram Meyer e Mendeleev os criadores co-da tabela periódica, mas praticamente todo mundo concorda que a previsão precisa de Mendeleiev das qualidades do que ele chamou ekaaluminium ekasilicon, e ekaboron ( germânio , gálio e escândio , respectivamente) o qualifica para a maior parte do crédito para a mesa.
Por sua previu oito elementos, ele usou os prefixos de eka, dvi, e tri ( sânscrito um, dois, três) em sua nomeação. Mendeleev questionou alguns dos pesos atômicos atualmente aceitos (que pode ser medido apenas com uma precisão relativamente baixo na época), apontando que eles não correspondem aos sugerido por sua Lei Periódica. Ele observou que o telúrio tem um maior peso atômico de iodo , mas ele colocou-os na ordem certa, incorretamente prevendo que os pesos atômicos aceitos na época estavam em falta. Ele estava confuso sobre onde colocar os conhecidos lantanídeos , e previu a existência de uma outra linha para a tabela que foram os actinídeos que foram alguns dos mais pesados em massa atômica. Algumas pessoas demitido Mendeleev para a previsão de que haveria mais elementos, mas ele se mostrou correta quando Ga ( gálio ) e Ge ( germânio ) foram encontrados em 1875 e 1886, respectivamente, encaixando perfeitamente nos dois espaços em falta.

Bibliografia:

O que são reações químicas? (Júlia Hil. e Suélen)




O que são reações químicas?

As reações químicas fazem parte do nosso dia a dia
 Exemplo:
  Quando vamos esquentar a água para preparar o café da manhã, estamos realizando uma reação química, pois o gás do fogão reage com o oxigênio do ar para produzir o calor que utilizamos para cozinhar os alimentos.
  Sabemos que para o carro andar devemos colocar gasolina. Isso só é possível devido a uma reação química. A gasolina utilizada nos veículos é uma mistura de vários compostos. Um deles é o octano, composto formado por carbono e hidrogênio, cuja fórmula química é C8H18. Quando a gasolina reage com o oxigênio do ar produz dióxido de carbono (CO2), água (H2O) e a energia que é utilizada para fazer com que o carro entre em movimento.
Então podemos concluir que reações químicas é : é uma matéria que se converte com uma nova substancia.

Tipos de reações químicas ?

São vários os tipos de reações químicas, mas os que têm mais importância são:
Reações de analise ou decomposição- nessa reação uma única substancia gera dois ou mais produtos
Reação de simples troca ou deslocamento- ocorre quando uma substancia simples reage com uma composta originando novas substancias: uma simples e outra composta.
Reações de dupla troca- dois reagentes reagem formando dois produtos, ou seja, se duas substancias compostas reagirem dando origem a novas substancias compostas recebem essa denominação.
A transformação que ocorre nas substancias são devidas ao seu estado inicial, ou seja, precisam estar apropriadas para o uso. Tem dois tipos de critérios para classificar as reações químicas: o numero de substancias que reagem e o numero de substancias produzidas.


Como ocorrem ?

A ocorrência de uma reação química é indicada pelo aparecimento de novas substâncias (produtos), diferentes das originais (reagentes), ocorrem fatos visíveis que confirmam a ocorrência da reação. Podemos destacar: desprendimento de gás e luz, mudança de coloração e cheiro.
Quando dois reagentes são misturados e eles não se encontram em proporções iguais, um deles será consumido totalmente enquanto o outro poderá deixar certa quantidade sem reagir. O reagente que teve seu aproveitamento total é chamado de reagente limitante e o outro será o reagente em excesso.
 
Bibliografia: