quarta-feira, 17 de abril de 2013

Combustivel (Eduardo D.)

Combustível é qualquer corpo cuja combinação química com outro seja exotérmica, em geral é qualquer substância que reage com o oxigênio produzindo calor, chamas e gases.

O combustível é, em geral, qualquer substância com o oxigênio produzindo calor ou chama.
Chamamos de combustão a reação química que os constituintes do combustível se combinam com o oxigênio do ar.
A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos obtidos do petróleo bruto, junto com vários processos como o “cracking”, destilação, entre outros.
A gasolina pode conter substâncias cuja fórmula química contém átomos de nitrogênio, enxofre, metais, oxigênio.
A gasolina é um líquido altamente inflamável e volátil, sendo assim, pegando fogo rapidamente.
O grande crescimento da produção de gasolina é produto do desenvolvimento da indústria de carro. Este crescente aumento é possível através do refino e também de processos de transformação de frações pesadas. Esses processos fazem aumentar o rendimento total do produto em relação ao petróleo no estado puro.
As empresas petrolíferas são as responsáveis pela fabricação das diversas frações de petróleo constituintes da gasolina e pela mistura dos aditivos, mas é válido ressaltar que este trabalho é feito através de formulações convenientemente definidas para atender aos requisitos de qualidade do produto.
Desmulsificante: esse aditivo promove a separação da água no sistema de distribuição e armazenagem do combustível, de forma a diminuir a corrosão daí resultante.
O álcool combustível (Etanol) é um biocombustível produzido, geralmente, a partir da cana-de-açúcar, mandioca, milho ou beterraba.
Ele é utilizado desde o início da indústria automotiva, servindo de combustível para motores a explosão do tipo ciclo Otto. Porém, com a utilização de combustíveis fósseis, no começo do século XX, mais barato e abundante, o etanol tornou-se uma opção praticamente ignorada.
Bibliografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário