terça-feira, 9 de abril de 2013

Dmitri Mendeleev (Stéfani e Anderson)

Início da vida
Mendeleev nasceu na aldeia de Verkhnie Aremzyani, perto de Tobolsk na Sibéria, Ivan Pavlovich Mendeleev para Dmitrievna e Maria Mendeleeva (Kornilieva née). Seu avô era Pavel Maximovich Sokolov, um sacerdote da Igreja Ortodoxa Russa do Tver região. [ 2 ] Ivan, junto com seus irmãos e irmãs, obtido os nomes de família novos enquanto assistia ao seminário teológico. [ 3 ] Apesar de ter sido criado como um ortodoxo Christian , mais tarde ele rejeitou a religião e adotaram uma forma de deísmo .
Mendeleev é pensado para ser o mais novo dos irmãos, quer 11, 13, 14 ou 17; o número exato difere entre as fontes. Seu pai era um professor de artes plásticas, política e filosofia. Infelizmente para a família do bem-estar financeiro, seu pai ficou cego e perdeu sua posição de ensino. Sua mãe foi obrigada a trabalhar e ela reiniciado fábrica de sua família de vidro abandonada. Na idade de 13, após o falecimento de seu pai e da destruição da fábrica de sua mãe pelo fogo, Mendeleev participou do Ginásio em Tobolsk.
Em 1849, o agora pobre família Mendeleev mudou-se para São Petersburgo , onde ele entrou para o Instituto Pedagógico principal em 1850. Após a formatura, ele contraiu tuberculose , causando-lhe para ir para a península da Criméia , na costa norte do Mar Negro em 1855. Lá, ele se tornou um professor de ciências do ginásio Simferopol № 1 . Ele voltou com a saúde totalmente restaurada para São Petersburgo em 1857.
Em 1863, houve 56 elementos conhecidos com um novo elemento a ser descoberto, a uma taxa de cerca de um por ano.
Outros cientistas já haviam identificado periodicidade de elementos. John Newlands descreveu uma Lei das Oitavas , observando sua periodicidade de acordo com o peso atômico relativa em 1864, publicado em 1865. Sua proposta identificou o potencial de novos elementos, como o germânio . O conceito foi criticado e sua inovação não foi reconhecido pela Sociedade de Químicos até 1887. Outra pessoa à prosa uma tabela periódica foi Lothar Meyer , que publicou um artigo em 1864 descrevendo 28 elementos classificados pela sua valência, mas sem previsão de novos elementos.
Depois de se tornar um professor, Mendeleev escreveu o livro definitivo de sua época: Princípios de Química (dois volumes, 1868-1870).Como ele tentou classificar os elementos de acordo com suas químicas propriedades, ele também notou padrões que o levou a postular a sua tabela periódica . Mendeleev tinha conhecimento do trabalho anterior sobre tabelas periódicas em curso na década de 1860. Fez a tabela a seguir, e pela adição de elementos adicionais seguindo este padrão, desenvolveu a sua versão estendida da tabela periódica.
Cl 35,5 K 39 Ca 40
Br 80 RB 85 Sr 88
I 127 Cs 133 Ba 137
Em 6 de Março de 1869, Mendeleev fez uma apresentação formal à Sociedade Química Russa , intitulado A dependência entre as propriedades dos pesos atômicos dos elementos , que descreveram elementos de acordo com tanto peso atômico e de valência . Esta apresentação indicou que
1. Os elementos , se organizadas de acordo com o seu peso atômico, exibem uma periodicidade aparente de propriedades.
2. Elementos que são similares em relação à suas propriedades químicas têm pesos atómicos que possuem ou quase o mesmo valor (por exemplo, Pt, Ir, Os), ou que aumentam regularmente (por exemplo, K, Rb, Cs).
3. A disposição dos elementos em grupos de elementos, na ordem dos seus pesos atómicos corresponde às suas assim chamadas valências, assim como, até certo ponto, com as suas propriedades químicas distintivas, como é evidente, entre outras séries em que de Li, Be , B, C, N, O e F.
4. Os elementos que são os mais amplamente difundido têm pequenos pesos atômicos.
5. A magnitude do peso atómico determina o carácter do elemento, tal como a magnitude da molécula determina o carácter de um corpo composto.
6. Devemos esperar que a descoberta de muitos elementos ainda desconhecidos, por exemplo, dois elementos, em analogia com o alumínio e silício , cuja atómica pesos seria entre 65 e 75.
7. O peso atômico de um elemento às vezes pode ser alterado por um conhecimento dos seus elementos contíguos. Assim, o peso atómico do telúrio deve situar-se entre 123 e 126, e não pode ser 128. Aqui Mendeleev parece estar errado como a "massa atómica" de telúrio (127,6) permanece mais elevada do que a de iodo (126,9) como mostrado em modernas tabelas periódicas , mas isto é devido à forma como massas atómicas são calculadas, com base na média ponderada de todos os isótopos de um elemento comum, não apenas a um-para-um protão / neutrão-ratio versão do elemento ao qual se referia Mendeleev.
8. Certas propriedades características de elementos pode ser predita a partir de seus pesos atômicos.
Mendeleev publicou sua tabela periódica de todos os elementos conhecidos e previu vários novos elementos para completar a mesa. Apenas alguns meses depois, Meyer publicou uma tabela praticamente idênticos. Alguns consideram Meyer e Mendeleev os criadores co-da tabela periódica, mas praticamente todo mundo concorda que a previsão precisa de Mendeleiev das qualidades do que ele chamou ekaaluminium ekasilicon, e ekaboron ( germânio , gálio e escândio , respectivamente) o qualifica para a maior parte do crédito para a mesa.
Por sua previu oito elementos, ele usou os prefixos de eka, dvi, e tri ( sânscrito um, dois, três) em sua nomeação. Mendeleev questionou alguns dos pesos atômicos atualmente aceitos (que pode ser medido apenas com uma precisão relativamente baixo na época), apontando que eles não correspondem aos sugerido por sua Lei Periódica. Ele observou que o telúrio tem um maior peso atômico de iodo , mas ele colocou-os na ordem certa, incorretamente prevendo que os pesos atômicos aceitos na época estavam em falta. Ele estava confuso sobre onde colocar os conhecidos lantanídeos , e previu a existência de uma outra linha para a tabela que foram os actinídeos que foram alguns dos mais pesados em massa atômica. Algumas pessoas demitido Mendeleev para a previsão de que haveria mais elementos, mas ele se mostrou correta quando Ga ( gálio ) e Ge ( germânio ) foram encontrados em 1875 e 1886, respectivamente, encaixando perfeitamente nos dois espaços em falta.

Bibliografia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário