terça-feira, 9 de abril de 2013

O que é Alquimia? (Émili e Patrícia)



O Que é Alquimia                      


            Nós vamos falar sobre a Alquimia, parte da ciência que envolve os quatro elementos (Ar,Fogo,Terra e Água) e três essências (Sal, Enxofre e Mercúrio). Por conter estes elementos, era ligado ao diabo pois o cheiro forte do enxofre era considerado o cheiro do diabo.
             A Alquimia é a ciência que estuda os quatro elementos e outros essenciais.  Esta ciência defendia que todos os metais podiam se transformar em ouro. Como o cheiro que as substâncias produzidas era muito forte por causa do enxofre, este ato era conhecido por ser do diabo e a substância que faria esta transformação era chamada de “Pedra Filosofal”.
            Eles estavam basicamente errados sobre esta ciência, mas ela ajudou bastante na criação de substâncias para uso em laboratórios. Outro objetivo destes que seguiam esta ciência cujo o nome vem  do termo Árabe Al-Khimia que significa química, era fazer elixir capaz de curar todas as doenças e até capaz de imortalidade, mas isso não era real.
            Hoje em dia a crença desta area da ciência é resgatada pelas pessoas da sociedade espirita Antroposofia que consiste em conceitos da Alquimia com coisas da alma.


            Nos concluímos que a ciência da Alquimia foi muito importante para a criação de certas substâncias, e que antigamente este ato era também ligado ao diabo, pois isto era na Idade Média. E que hoje em dia, os Antroposofias resgataram esta ciência para coisas da alma, e achei interessante escrever sobre isto.

Bibliografia:
 
            http://www.brasilescola.com/quimica/alquimia.ht    

2 comentários:

  1. A Alquimia é uma tradição antiga que combina elementos de química, física, astrologia, arte, metalurgia, medicina, misticismo, e religião. Existem três objetivos principais na sua prática. Um deles é a transmutação dos metais inferiores em ouro, o outro a obtenção do Elixir da Imortalidade (ou Elixir da Longa Vida), uma panacéia universal, um remédio que curaria todas as doenças e daria vida eterna àqueles que o ingerissem. Ambos estes objetivos poderiam ser atingidos ao obter a pedra filosofal, uma substância mística que amplifica os poderes de um alquimista. Finalmente, o terceiro objetivo era criar vida humana artificial, os homunculus. É reconhecido que, apesar de não ter caráter científico, a alquimia foi uma fase importante na qual se desenvolveram muitos dos procedimentos e conhecimentos que mais tarde foram utilizados pela química.

    Alguns estudiosos da alquimia admitem que o Elixir da Imortalidade e a pedra filosofal são temas simbólicos, que provêm de práticas de purificação espiritual, e dessa forma, não poderiam ser considerados substâncias reais. Há pesquisadores que identificam o Elixir da Imortalidade como um líquido produzido pelo próprio corpo humano, que teria a propriedade de prolongar indefinidamente a vida daqueles que conseguissem realizar a chamada "Grande Obra", tornando-se assim verdadeiros alquimistas. Existem referências dessa substância desconhecida também na tradição da Yoga.
    (Gabriela e Natiéli)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou acrecentar mais alguma coisa. A alquimia e uma ciencia que em volve todos os tipos de elementos.Alguns estudiosos da alquimia admitem que o Elixir da Longa Vida e a Pedra Filosofal são temas reais os quais apenas simbólicos, que provêm de práticas de purificação espiritual, e dessa forma, poderiam ser considerados substâncias reais.

      Excluir