terça-feira, 9 de abril de 2013

Alquimia (Natiéli e Gabriela)


A palavra alquimia deriva do termo árabe al-khimia, que significa química. Esta ciência primitiva nasceu na Idade Média, defendia a crença de que há quatro elementos básicos (fogo, ar, terra e água) e três essenciais (sal, enxofre e mercúrio). Os seguidores desse princípio ficaram conhecidos como alquimistas.
Uma das ideias defendidas pelos alquimistas era a de que todos os metais evoluem até se tornarem ouro. Seria possível acelerar este processo em laboratório a partir de procedimentos químicos, como o aquecimento, por exemplo, e assim converter metais comuns em preciosos. A substância mágica que transmutaria metais era chamada de “pedra filosofal”.
A evolução da ciência mostrou que os alquimistas estavam errados quanto à obtenção de ouro. Mas não podemos desprezar o trabalho desses ancestrais, pois através de experimentos descobriram diversas substâncias e ainda colaboraram com a invenção de aparelhos instrumentais de laboratório, como, por exemplo, o banho-maria, ainda usado para aquecer misturas lentamente.
A alquimia defendia a transmutação: transformar metais comuns (como a prata) em preciosos (como o ouro).
Outro objetivo dos alquimistas era criar um elixir, uma poção ou um metal capaz de curar todas as doenças e ainda proporcionar a imortalidade.

                                    Bibliografia:

Um comentário:

  1. A Alquimia também era considerada coisa do Diabo, pois o grande cheiro de enxofre provocado, era considerado pelas outras pessoas não praticantes dessa ciência coisa do Demônio. Hoje em dia os Antropoficos, resgatam esta ciência.Outro objetivo destes que seguiam esta ciência cujo o nome vem do termo Árabe Al-Khimia que significa química, era fazer elixir capaz de curar todas as doenças e até capaz de imortalidade, mas isso não era real.
    Eles achavam que tudo evoluia até se tornar ouro, mutação feita pela pedra filosofal.
    A gente também pesquisou sobre este assunto, e acho que não precisa acrescentar mais nada, além do que acrescentamos.

    ResponderExcluir